quarta-feira, 10 de março de 2010

Vygotski: o caminho para a inclusão

O texto desenvolvido por Hugo Otto Beyer, “Por que Lev Vygotski quando se propõe uma educação inclusiva?” é de suma importância para os educadores que buscam encontrar o caminho para a inclusão, pois trabalha os argumentos vygotskianos da Zona de desenvolvimento Proximal (ZDP), da importância da convivência social não segregatória e de sua consequente discordância com as escolas especiais.
O Autor também apresenta de forma clara e objetiva os conceitos vygotskianos para a prática da educação inclusiva nos moldes da atual conjuntura social/educacional a qual a escola regular de ensino precisa se inserir que é exatamente propiciar a convivência com a diversidade social.
Beyer acredita e apoia a tese Lev Vygotski de que o desenvolvimento infantil e humano em geral esta ligado a sócio-genese, mas também faz dessa afirmação positiva sua preocupação, pois segundo ele é notória a segregação a qual as pessoas com déficit cognitivo são submetidas nos diversos círculos sociais (família, escola, comunidade) ainda atualmente.
Segundo beyer, Vygotski se opunha as escolas especiais, pois além de terem um caráter terapêutico afastando as crianças de um ensino regular, privava-as socialmente de conviverem com as crianças “normais” impedindo a apropriação semiótica, principalmente realizada por meio do desenvolvimento da linguagem. Para Vygotski o fator social era mais importante para desenvolver o potencial humano do que as próprias limitações genéticas eram para impedi-lo. É ai que se insere a ideia da ZDP, onde crianças com o cognitivo mais avançado poderiam através da convivência desenvolver as crianças com certo nível de desenvolvimento inferior até mesmo as que apresentem déficit cognitivo.
Hugo Beyer também acredita nessa situação segregatória propiciada pelas escolas especiais, assim admite que conviver com seu grupo homogêneo seja importante para a criança com déficit cognitivo mas isola-la de outros sociais é limita-la potencialmente, logo a escola regular de ensino para elas é essencial.
A meu ver Vygotski e Beyer estão completamente certos quando defendem a criança especial na escola regular de ensino e não na escola especial, pois é para a sociedade que as pessoas são preparadas e nada melhor que a convivência diversificada propiciada pela escola comum para qualquer criança, independente de apresentar déficit cognitivo ou não, pois é interagindo com outras pessoas que elaboramos conceitos como respeito, ética e regras sociais.


Referencias bibliográficas:

Beyer, Otto Hugo, “Por que Lev Vygotski quando se propõe uma educação inclusiva?”.


Monarah Simone P. Tomaz - Pós graduanda do Curso Especialização em Educação Especial Déficit Cognitivo e Educação para Surdos. Universidade Federal de Santa Maria - RS.

Nenhum comentário: